answersLogoWhite

0


Best Answer

Camadas semi-condutoras.

Nos cabos de média tensão e alguns especiais de baixa tensão, para além da camada isolante propriamente dita, são incluídas duas camadas semicondutoras, uma aplicada internamente e outra externamente, relativamente àquela.

Estas camadas semicondutoras, consistem em camadas extrudidas de resistência eléctrica reduzida de materiais compatíveis com os isolamentos com a função de criar zonas de transição perfeita entre o isolamento e a alma condutora e entre aquele e o ecrã metálico. Para tal é habitualmente utilizado o polietileno com aditivos (por exemplo, o carbono). Esta "dopagem" daquele material vai conferir-lhe alguma condutividade, permitindo assim obter um condensador perfeito.

A camada interna, denominada semicondutor interno, é aplicada por extrusão directamente sobre o condutor e tem por finalidade conter o campo eléctrico, dentro de uma superfície cilíndrica e o mais equipotencial possível, em torno deste. Deve possuir uma espessura adequada à eliminação das irregularidades dos fios que formam o condutor para evitar a concentração do campo eléctrico em pontos específicos correspondentes às referidas irregularidades da periferia do condutor. Sem esta blindagem, o isolamento ficaria sujeito a gradientes de potencial variáveis.

A camada externa, denominada semicondutor externo, é aplicada sobre o isolamento, podendo ser aderente ou facilmente destacável (pelável) desta, e tem como funções principais facilitar a aplicação do ecrã metálico e criar as condições necessárias à regularização e orientação do campo eléctrico, não danificando o isolamento, seja do ponto de vista eléctrico ou mecânico.

Em geral, o fabrico dos cabos de Média e Alta Tensão, no que se refere à aplicação das camadas semi-condutoras e de isolamento, é feito pelo processo de "Tripla Extrusão Simultânea", que consiste em fazer confluir os três materiais fundidos por canais distintos numa única cabeça, em simultâneo e sem presença de atmosfera contaminante, como poderia suceder nos processos convencionais de extrusão.


As blindagens semi-condutoras também têm aplicação em cabos de Baixa Tensão para a indústria mineira e para a utilização de equipamentos móveis. Esta camada permite captar qualquer corrente de defeito radial entre o condutor e o isolamento e transferi-la para um condutor auxiliar de drenagem ligado a um detector de defeitos, que permite desligar de imediato o circuito em causa.

Assim, ao mesmo tempo que se evita a possibilidade de um curto-circuito importante que destrua o cabo, elimina-se a possibilidade de a energia libertada na falha ser causa de incêndio ou deflagração.

A seguir, para melhor compreensão, apresenta-se a descrição de um cabo para Média Tensão:

Os elementos de um cabo são:

1 Alma condutora: a alma condutora é geralmente em cobre ou alumínio. Caracteriza-se principalmente pela natureza do metal, pela secção nominal e pela sua composição, que condicionam a flexibilidade e a resistência óhmica do condutor.

2 Semicondutor interior: criado para cabos a partir dos 10KV, pretende evitar a concentração do campo eléctrico nas irregularidades da superfície da mesma, o que seria prejudicial a um bom funcionamento do isolante. Este ecrã pode ser realizado por enfitamento ou extrusão.

3 Isolamento: A camada isolante é constituída por compostos dieléctricos sólidos, geralmente HEPR ou XLPE na maioria dos casos aplicados por extrusão.Estes materiais estabelecem os valores das correntes máximas em regime permanente. A espessura da camada isolante cresce com a tensão de serviço, mas depende também dos meios utilizados para uniformizar o campo magnético.

4 Semicondutor exterior: Capa de composto semicondutor extrudido sobre o isolamento e aderido ao mesmo.

Processo de extrusão: A extrusão é feita através de um processo de tripla extrusão, onde se aplicam as três capas extrudidas ao mesmo tempo. A reticulação do HEPR ou XLPE é feita numa atmosfera seca de N2, para evitar o contacto com a água durante o fabrico.

5 Fita hidroespansiva: Têm como função impedir a penetração radial de água. Esta camada tem um significado especial uma vez que a intrusão de água na camada isolante acelera o processo de envelhecimento dos materiais dieléctricos conduzindo assim a uma falha do cabo mais cedo que o previsto.

5 Ecrã metálico: Permite assegurar o escoamento das correntes capacitivas, bem como das correntes de curto-circuito - concretamente da componente homopolar da corrente de curto-circuito, protege contra as perturbações electromagnéticas no caso de cabos de telecomunicações, garante a protecção de pessoas, em caso de perfuração do cabo, já que este é colocado ao potencial da terra, por fim permite criar uma superfície equipotencial e orientar as linhas de força do campo eléctrico.

5 Fita de alumínio: É uma camada opcional na construção do cabo. Têm como função garantir a estanquidade longitudinal do cabo à penetração da água.

6 Bainha exterior: Cobertura exterior de PE opcionalmente grafitada, assegura a protecção química e mecânica do cabo fazendo a fronteira com o ambiente exterior ao cabo.


User Avatar

Wiki User

12y ago
This answer is:
User Avatar

Add your answer:

Earn +20 pts
Q: Why use semiconductor screen on high voltage cables up to 33 kv?
Write your answer...
Submit
Still have questions?
magnify glass
imp
Related questions

What do you use to mark the high voltage cable?

Why is use the triangle system in high voltage cables


What are the names for high voltage power cables?

Electrical conductors


How do you test the 11KV HT cables?

The test equipment used to test high voltage cables is a hi-pot test where a high DC voltage is a applied to the cable. This voltage can be from 150% to 200% of the working voltage of the cable.See related links below.


The high-voltage section of a unit substation contains devices called to which the incoming high-voltage cables are terminated?

potheads


What is expected life span of high voltage underground cables?

10yrs


What color of cables represents high voltage in hybrid vehicles?

Black.


Define methods of stress control in high voltage cables?

A method of stress control is controlling the distribution of dielectric stress. Uniform distribution of dielectric stress may be achieved in high voltage cables by surrounding the high stress areas of the high voltage cable with a tube of high permittivity material that makes contact at one end with a ground electrode contacting the shield of the high voltage cable.


When splicing high voltage cables what is the minimum distance between splices?

30 cm


How can you identify the high-voltage system in most hybrid vehicles?

The cables and connections are bright orange.


Efectos de cables de alta tension en las personas?

Translates close to this: Effects of high tension voltage cables in people


What two features of a high tension cable are designed to ensure electrical safety?

High-voltage cables are usually placed high above the ground. Also, where the cables touch the posts, special insulators are used.


What is the Purpose of semiconductor compound in xlpe cables?

1) It is used for stress releaving at it will spead high voltage and not allowed to concentrate at or near to ground. 2) it is also helful in discharge as it work as a sensor in PD. Irfan Mulla Inspection Engineer, TUV-Nord (I) p Ltd. 09821236469