answersLogoWhite

0

Em 1886, o físico alemão Eugen Goldstein criou um tubo e observou que, quando ocorriam descargas elétricas através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam raios que apresentavam massa e cargas elétricas positivas. Esses raios foram denominados de raios canais. Posteriormente, o inglês Ernest Rutherford verificou que os raios canais originários do hidrogénio possuíam a menor carga positiva conhecida até então. A essa unidade eletricamente carregada positivamente deu-se o nome de próton.

Básicamente dá para afirmar que Rutherford foi o descobridor, uma vez que que ele verificou que os raios canais possuiam a menor carga positva conhecida, embora o físico alemão tenha dado início ao processo.

Fonte: Wikipedia

User Avatar

Wiki User

12y ago

What else can I help you with?

Continue Learning about Physics

Capa para colocar em trabalho de fisica?

Uma sugestão de capa para um trabalho de física pode incluir o título do trabalho, nome do autor, data, nome da disciplina e nome da instituição de ensino. Pode-se também adicionar elementos visuais relacionados ao tema do trabalho, como fórmulas, gráficos ou imagens que representem os conceitos abordados. O design da capa deve ser limpo, organizado e de fácil leitura.


Porque chamamos de carga elétrica elementar a carga elétrica do protón?

A carga elétrica é uma das propriedades fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares (partículas que constituem os átomos como: prótons, elétrons, pósitrons, nêutrons, neutrinos, etc.). Cada partícula elementar recebe um valor numérico que representa sua quantidade de carga elétrica. A carga elétrica é medida indiretamente pelos cientistas. Algumas partículas não possuem carga e são chamadas de neutras. O nêutron é um exemplo desse tipo de partícula. O elétron e o próton receberam um valor de carga elétrica denominado carga elementar, representado pela letra e. Na época de suas descobertas não se pensava em algo mais primitivo que essas partículas, por isso o nome elementar. Hoje se conhece partículas com cargas menores do que a carga elementar e, por convenção, esse termo se mantém em uso.Experimentalmente, com a observação de efeitos de atração e repulsão em corpos eletrizados, deduziu-se que eles também ocorrem nessas partículas. Caracterizou-se assim a existência de dois tipos de carga elétrica: a carga do próton e a carga do elétron. A diferença entre elas se fez através dos sinais "+" e "-", respectivamente. Esses experimentos mostraram que cargas de mesmo tipo se repelem e de tipos contrários se atraem.A fonte desta informação encontra-se no link abaixo.