answersLogoWhite

0

AllQ&AStudy Guides
Best answer

O peso molecular da α-amilase varia de 10 a 210 KDa, dependendo da sua

origem. As α-amilases microbianas apresentam peso molecular entre 50 e 60 KDa

(GUPTA et al, 2003), sendo que as α-amilases bacterianas apresentam variação de

28 a 78 KDa e as α-amilases fúngicas (41 a 69 KDa) de acordo com os resultados

de diferentes autores citados por PANDEY et al (2005).

This answer is:
Related answers

O peso molecular da α-amilase varia de 10 a 210 KDa, dependendo da sua

origem. As α-amilases microbianas apresentam peso molecular entre 50 e 60 KDa

(GUPTA et al, 2003), sendo que as α-amilases bacterianas apresentam variação de

28 a 78 KDa e as α-amilases fúngicas (41 a 69 KDa) de acordo com os resultados

de diferentes autores citados por PANDEY et al (2005).

View page

É ponto pacífico e plenamente sabido que os prótons bem como os elétrons tem cores iridescentes no ponto intermediário entre a bissetriz e o raio que o parta. Pontos amarelados tem sido testemunhados por cegos também. De vez em quando surgem colorações esverdeadas nos pontos contíguos entre o raio mestre e a tangência bilateral. Salvador Dali já tentou, sem sucesso, catalogar as diferentes cores apresentadas pelos protons, mas não obteve sucesso, devido a que essas cores apresentam uma freqüencia de onda desconhecida, indo além do limite perceptivel pelos aparelhos mais sensíveis em voga atualmente. Mas eu sei qual é a cor dos prótons. É sem dúvida nenhuma, cor de burro quando foge. Na hipótese, (muito remota) de eu ter cometido um engano, então a cor dos prótons só poderá ser cor de buraco de cerca.

There is no reference about the proton's color anywhere.
View page

Texto extraido de Wikipedia-pt : (Para mais informações sôbre moléculas siga o link : http://pt.wikipedia.org/wiki/Molécula)

Moléculas

Quando iniciou-se o estudo e formulação da teoria atômica, era dado o nome de átomo a qualquer entidade química que poderia ser considerada fundamental e indivisível. As observações no comportamento dos gases levaram ao conceito de átomo como unidade básica da matéria e relacionada ao elemento químico, desta forma, houve uma distinção da molécula como "porção fundamental de todo composto", obtida pela união de vários átomos por ligações de natureza diferente.

Basicamente, o átomo abriga em seu núcleo partículas elementares de carga elétrica positiva (prótons) e neutra (nêutrons), este núcleo atômico é rodeado por uma nuvem de elétrons em movimento contínuo (eletrosfera). A maioria dos elementos não são estáveis, por isso, quando dois átomos se aproximam, há uma interação das nuvens eletrônicas entre si. Esta interação se dá também com OS núcleos dos respectivos átomo, isto acaba por torná-los estáveis. Os átomos se ligam e formam agregados de moléculas.

A natureza das moléculas determina as propriedades químicas das substâncias, se caracterizam pela natureza dos átomos que as integram, pela relação de proporção entre esses átomos e pelo seu arranjo dentro de si.

Uma ligação entre dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), forma uma molécula de água; dois átomos de cada um desses mesmos elementos produz peróxido de hidrogênio (H2O2), vulgarmente chamado de água oxigenada, cujas propriedades são diferentes da água.

Os átomos também se ligam em proporções idênticas, mas podem formar isômeros, que são moléculas diferentes. No álcool etílico (CH3CH2OH) e o éter metílico (CH3OCH3), é a diferença de arrumação dos átomos que estabelece ligações diferentes dentro da molécula.

A distribuição espacial dos átomos que formam uma molécula depende das propriedades químicas e do tamanho destes. Quando muito eletronegativos OS átomos formam ligações classificadas como covalentes, pois apresentam aspecto equilibrado e simétrico.

Se houver maior afinidade sobre OS elétrons compartilhados, a distribuição espacial é deformada e modificam-se OS ângulos da ligação, que passa a ser polar. Nas ligações covalentes, OS conceitos de orbital molecular e orbital atômico são fundamentais.

As possíveis combinações dos números quânticos definem o estado físico de um átomo. Podemos distinguir quatro tipos de orbitais atômicos, definidos pelo número quântico principal: s, de simetria esférica, e p, d e f, constituídos por estruturas em forma helicoidal dispostas ao longo ou entre OS eixos direcionais das três dimensões.

No caso das substâncias iônicas, é nítida a diferença no que se refere à força de atração entre OS elétrons, estes se deslocam de um átomo para outro. No caso do sal de cozinha, (cloreto de sódio - NaCl), no estado sólido, consiste de íons positivos de sódio e íons negativos de cloro. As forças elétricas existentes entre esses íons formam OS seus cristais.

View page

Os calcários (do latim "calx -cis" , "cal") são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita). Quando o mineral predominante é a dolomita (CaMg{ CO3}2 ou CaCO3. MgCO3) a rocha calcária é denominada calcário dolomítico.

As principais impurezas que contém o calcário são as sílicas, argilas, fosfatos, carbonato de magnésio, gipso, glauconita, fluorita, óxidos de ferro e magnésio, sulfetos, siderita,sulfato de ferro dolomita e matéria orgânica entre outros.

A coloração do calcário passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.

As impurezas dos calcários variam muito em tipo e quantidade, entretanto merecem exame, sob o aspecto econômico, se elas afetam a utilidade da rocha. Essas impurezas acompanham o processo de deposição do CaCO3 ou ocorreram em estágios posteriores à deposição. Desse modo, surgiram as impurezas dos calcários, as quais podem ser fatores limitantes ao aproveitamento econômico dos mesmos, essencialmente, quando utilizados para fins nobres. Talvez, a impureza mais comum nas rochas carbonatadas em todo o mundo seja a argila. Os argilominerais - principalmente caulinita, ilita, clorita, smectita e outros tipos micáceos - podem estar disseminados por toda a rocha ou, ainda, concentrados em finos leitos no seu interior. Neste contexto, a alumina em combinação com sílica encontra-se nos calcários sob a forma de argilominerais, embora outros aluminiosilicatos, em forma de feldspato e mica, possam ser encontrados. Quando ocorrem em quantidade apreciável, as argilas convertem um calcário de alto cálcio em marga (rocha argilosa). Esse tipo de calcário, quando calcinado, produz cal com propriedades hidráulicas. Calcários contendo entre 5 e 10% de material argiloso produzem cal fracamente hidráulica, entretanto, com uma contaminação entre 15 e 30% resultam numa cal altamente hidráulica. Outras impurezas silicosas, que não argilominerais, comprometem o aproveitamento econômico do calcário. Assim, a sílica que ocorre como areia, fragmentos de quartzo e, em estado combinado, como feldspato, mica, talco e serpentinito, produz efeitos nocivos ao calcário. Basta lembrar que os calcários para fins metalúrgicos e químicos devem conter menos que 1% de alumina e 2% de sílica. Os compostos de ferro no calcário são prejudiciais à sua aplicação para vários fins industriais como: cerâmicos, tintas, papel, plásticos, borracha, além de outros. Na obtenção de cal, essas impurezas, raramente, são prejudiciais, desde que um produto final muito puro não seja exigido. Em geral, os compostos de ferro estão na forma de limonita (hidróxido férrico) e pirita. Hematita, marcasita e outras formas de ferro são encontradas no calcário, porém atípicas. Os compostos de sódio e potássio são raramente encontrados nos calcários e não constituem objeções ao uso da rocha, salvo se produtos finais com elevada pureza sejam exigidos. Quando presentes em pequenas proporções, essas impurezas podem ser eliminadas durante a queima do calcário. Isso só é válido para o processamento da rocha ao qual está inserida uma etapa de calcinação, como acontece com a obtenção da cal. Igualmente, os compostos de enxofre e fósforo (sulfetos, sulfatos e fosfatos) são impurezas prejudiciais aos calcários. Nas indústrias metalúrgicas são exigidos calcários puros para uso, em geral, como fluxantes e os teores de enxofre e fósforo não devem ultrapassar os valores de 0,03 e 0,02%, respectivamente.

Os principais usos do calcário são:

Produção de cimento Portland.

Produção de cal (CaO).

Correção do pH do solo para a agricultura.

Fundente em metalurgia.

Fabricação de vidro.

Como pedra ornamental.

View page

O plástico comum pode levar centenas a milhares de anos para se decompor, sendo uma das formas de resíduos mais persistentes no meio ambiente. No entanto, o tempo preciso varia conforme o tipo de plástico e as condições ambientais. Medidas para reduzir seu uso e promover a reciclagem são fundamentais para mitigar os impactos negativos do plástico no meio ambiente.

View page
Featured study guide
📓
See all Study Guides
✍️
Create a Study Guide
Search results