A list of civic values?

. Coragem:

Ter coragem significa ter força para defendermos as nossas ideias e criticarmos o que consideramos estar errado.

. Tolerância:

É a capacidade de aceitar posições e pontos de vista diferentes dos nossos, desde que sejam baseadas no respeito pela dignidade humana. Isto significa que devemos sempre respeitar as opiniões dos outros, desde que estas respeitem os direitos de todas as pessoas.

. Patriotismo:

Ser patriota significa respeitar os princípios e os valores defendidos pelo nosso país.

. Compromisso:

A Democracia diz-nos que devemos colocar os interesses da comunidade em primeiro lugar. Assim, a Cidadania deve preparar o cidadão para estabelecer compromissos com as outras pessoas, isto é, para entrar em acordo com os outros, de forma a que todos se sintam satisfeitos.

. Legalidade:

A legalidade significa que é a lei que regula o nosso comportamento, isto é, é através de regras e normas que sabemos aquilo que é ou não correcto fazer.

Enquanto cidadãos devemos respeitar essas leis, mesmo quando não concordamos totalmente com elas, mas também detemos a possibilidade de tentar mudar as leis que consideramos injustas ou inadequadas.

. Solidariedade:

A solidariedade significa preocuparmo-nos com o bem-estar dos outros, ajudarmos os outros sempre que necessitem.

Sem solidariedade não conseguimos enfrentar os grandes problemas da nossa sociedade, especialmente aqueles que se relacionam com os grupos mais desfavorecidos (como a pobreza, por exemplo).

. Participação:

Sermos participativos significa dar atenção aos assuntos de interesse público, isto é, a todos os assuntos que afectam a sociedade em que vivemos.

. Abertura:

A abertura em Democracia é um dos princípios fundamentais e significa ter a capacidade de aceitar opiniões diferentes das nossas.

. Transparência:

Ser transparente é ser sempre verdadeiro, sincero, nas suas acções.

. Pluralismo:

O pluralismo significa o respeito pela existência de ideias diferentes das nossas. Numa sociedade democrática a partilha de ideias diferentes é muito importante.

. Civilidade:

A vida em comunidade exige que as pessoas se comportem de forma a respeitarem sempre os direitos dos outros.Viver de forma civilizada significa, por exemplo, tentar resolver os problemas através do diálogo com os outros e não através da força e da ameaça.